Mais de 600 pessoas passaram pela primeira edição do projeto Domingo da Saúde, promovido pelo Projeto Emagreci em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), em Bauru, no dia 12 de fevereiro. As crianças também foram beneficiadas e contaram com o Palhaço Faísca e um grande público participou de atividades físicas comandadas por personal trainer.
O evento foi realizado entre as quadras de vôlei de areia localizadas na avenida Getúlio Vargas, zona Sul da cidade. Mais de 200 pessoas fizeram exames de glicemia e aferiram a pressão arterial nas mãos de profissionais da área da saúde, recebendo orientações pertinentes. Com o resultado será possível registrar estatisticamente como está a saúde da população bauruense por região, gênero e idade.
Com a repercussão, a Semel ampliou a parceria e a partir de agora o projeto Domingo da Saúde será realizado duas vezes por mês. O primeiro domingo será sempre no mesmo local, na avenida Getúlio Vargas, enquanto o segundo será variável para que toda a cidade seja, enfim, atingida.
De acordo com uma das idealizadoras do Projeto Emagreci, a nutricionista Denise Real, o objetivo do Domingo da Saúde é estimular a prática de atividade física regular para uma melhor qualidade de vida e ter uma aula específica às crianças. O Brasil, segundo ela, figura em 3º lugar no índice de obesidade no mundo.
“Além disso, o Domingo da Saúde serve para alertar a importância do controle de glicemia e pressão arterial, bem como abordar temas de saúde”, pontua.
Motivação
André Duarte, sócio de Denise no Projeto Emagreci, dá um tom mais social ao Domingo da Saúde.
Para ele, a ideia era levar uma mostra do Projeto Emagreci para a comunidade e com isso arrecadar alimentos não perecíveis para entidades assistenciais, além de oferecer uma opção para as crianças se exercitarem e se divertirem com o acompanhamento de monitores.
Visibilidade
O Domingo da Saúde conta com o patrocínio de empresas e apoio midiático da grande imprensa bauruense.