Minha primeira experiência com Assessoria de Imprensa
Meu nome é João Paulo Marinelli, tenho 23 anos e moro na cidade de Bauru há algum tempo.
No ano de 2016 fiz parte da comissão organizadora do 3° Startup Weekend Bauru. Esse é um evento mundial de empreendedorismo que já aconteceu em mais de 149 países, e que, além de tudo, é patrocinado pelo Google e pela Amazon.com.
Agora você deve estar pensando aí: ‘Com um evento desse porte fica fácil divulgar nos meios de comunicação da cidade e conseguir visibilidade. Todos os jornais, rádios, canais de televisão e os meios digitais têm interesse em cobrir eventos assim’. Correto?
Se você pensou isso fique tranquilo, nós também pensamos – e erramos!
Nós precisávamos divulgar o evento para conseguir a atenção de potenciais participantes e também para mostrar os benefícios de se realizar um Startup Weekend para a comunidade bauruense, ou seja, naquele momento a visibilidade era um fator crucial e que a gente não tinha ideia de como atingir.
Durante uma reunião entre a comissão organizadora surgiu uma ideia. E se a gente contratasse um Assessor de Imprensa? Um profissional capacitado, com formação na área e capaz de criar relacionamento com os meios de comunicação de Bauru poderia ser uma saída.
Começamos a pesquisar sobre o tema e o nome do Thiago Vendrami surgiu, porque ele estava assessorando uma empresa de nossa cidade, e até então tinha feito um trabalho interessante. Quando o convidamos para uma reunião e explicamos do que se tratava o evento, ele topou na hora.
No decorrer de nossa parceria, o Thiago se mostrou interessado e sempre perguntava sobre características, informações e curiosidades do evento. Enquanto isso ele estava falando com os potenciais parceiros da cidade e criando relacionamento com eles. Foi aí que começaram a surgir oportunidades.
Fomos convidados a falar na rádio AuriVerde, demos entrevista para a TV Prevê e a TV TEM cobriu dois dias do evento. Tivemos chamadas na 96FM de Bauru e textos informativos divulgados nas páginas do Jornal da Cidade, Social Bauru e G1 Bauru e Marília.
Confesso que não foi um trabalho rápido, até porque criar relacionamento e explicar para o mercado o que você está propondo leva tempo – eles precisam confiar em você e em suas fontes antes de qualquer coisa. Mas posso afirmar que, quando se tem uma assessoria que abraça o projeto e não te trata apenas como mais um cliente, o processo vale a pena e faz a diferença nos resultados em longo prazo.
Hoje eu tenho como referência o excelente trabalho de assessoria realizado pelo Thiago, e com certeza nos veremos em futuros projetos, até porque quem não é visto, não é lembrado, certo?
Recebi esse depoimento na noite da última quarta-feira, 1º de fevereiro. O título “Por que devo contratar uma Assessoria de Imprensa?” foi minha única intervenção.
A resposta está nas palavras de João Paulo Marinelli, um jovem e audacioso empreendedor com quem tive a oportunidade de trabalhar pelo 3º Startup Weekend Bauru. Devo registrar que toda a equipe organizadora e demais envolvidos são pessoas incríveis que realizam trabalhos incríveis.
Os questionamentos de João Paulo e seus “achismos” sobre a atividade de Assessoria de Imprensa realmente são comuns. Empresas de todos os portes contratam um profissional ou agência pensando que imediatamente serão colocadas nas grandes mídias imediatamente, bastando agendar o horário e local da entrevista.
Mas não é assim, nunca foi e nunca será. Todo processo é construído a partir de estratégias desenvolvidas de acordo com as necessidades e realidades de cada assessorado, passando pelo processo de construção de imagem perante a imprensa. Pode levar dias ou meses de trabalho responsável para colher os primeiros frutos.
Quer saber o que uma assessoria de imprensa profissional pode fazer por você e seu negócio? Entre em contato conosco e vamos construir um trabalho de sucesso juntos.