OAB SP: Bauru protagoniza momentos históricos para a advocacia

Márcia Negrisoli é a primeira mulher eleita presidente da OAB Bauru; Caio Augusto o primeiro bauruense eleito presidente da OAB SP

A 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Bauru, foi protagonista de dois momentos históricos para a advocacia nesta quinta-feira (29), pelos resultados das eleições locais e estadual para o triênio 2019 – 2021, com início de mandato marcado para o próximo dia 1º de janeiro.

Pela primeira vez em 85 anos, uma mulher foi eleita para a presidência da OAB Bauru. Trata-se da advogada Márcia Negrisoli, de 39 anos, que é vice-presidente da atual gestão comandada por Alessandro Biem Cunha Carvalho – que assumirá uma vaga do conselho estadual da OAB SP, Secional que terá como liderança máxima o também bauruense Caio Augusto, que por sua vez também valorizou as advogadas e contou com o maior número de mulheres em sua chapa (leia mais abaixo).

Do total de 2.606 advogados que compareceram às urnas das cidades abrangidas pela 21ª Subseção (Bauru, Piratininga e Duartina), Márcia Negrisoli recebeu a confiança de 1.432 eleitores, enquanto o segundo colocado, Thiago Tezani, foi marcado 1.079 vezes. Foram 36 votos em branco e 59 nulos.

“O resultado (da eleição local) representa a união da classe dos advogados e o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos pela atual gestão”, diz a presidente eleita pela chama “Mais OAB”.

Equipe

Márcia Negrisoli terá Adilson Sartorello como vice-presidente. Compõem também a chapa eleita: Alisson Caridi, tesoureiro; Ednise Carvalho, secretária-geral e Bruno Guedes, secretário-adjunto.

Prioridades

Durante a campanha, Márcia Negrisoli pontuou como prioridades em sua gestão:

  • Ampliação das atividades da Escola Superior de Advocacia (ESA), que oferece cursos e palestras aos advogados;
  • Aumento do número de Comissões, de acordo com demandas e interesses da profissão – atualmente são 62;
  • Maior proximidade com os jovens advogados;
  • Mais atenção com as Prerrogativas, incluindo a garantia da presença de advogado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) e a criação de uma Procuradoria da Prerrogativa.

O primeiro bauruense eleito presidente da OAB Secional Bauru, Caio Augusto, em entrevista à Jovem Pan News Bauru (Foto: Thiago Vendrami/Assessoria de Imprensa)

BAURUESE É ELEITO PRESIDENTE DA OAB SECIONAL SP

Pela primeira vez na história da Secional paulista da OAB, a maior do Brasil e que se equivale aos Estados Unidos em número de inscritos, um bauruense é eleito presidente. O advogado Caio Augusto venceu com o apoio de 161 das 239 subseções espalhadas pelo Estado de São Paulo e foi quem mais reuniu mulheres entre os postulantes, por meio da chapa “Coragem e Inovação”.

Caio Augusto atualmente é secretário-geral e já teve a oportunidade de presidir a 21ª Subseção, de Bauru. Em sua gestão, a ser iniciada no dia 1º de janeiro de 2019 e é válida pelo triênio 2019 – 2021, terá Ricardo Toledo como vice-presidente; Aislan Queiroga como secretário-geral; Margarete Lopes, como secretária-adjunta e Raquel Preto, na tesouraria.

A representatividade da advocacia bauruense aumenta também no Conselho Secional. De duas cadeiras, passará a ter três. Os nomes que irão compor são: Alessandro Biem (atual presidente da 21ª Subseção), Aílton Gimenez e Edson Roberto Reis.

O conselheiro secional trabalha como um deputado: fiscaliza, aponta desafios e oferece e cobra soluções.

Já para o Conselho Federal, pela chapa eleita serão designados os advogados Alexandre Ogusuko, Alice Bianchini, Daniela Campos Liborio, Fernando Calza de Salles Freire, Guilherme Octavio Batochio e Gustavo Henrique R. Ivahy Badaro.

“Chapa caipira”

Em busca de uma descentralização e valorização da advocacia no interior paulista, Caio Augusto contemplou diversas regiões do Estado em sua chapa, que foi apelidada de “chapa caipira” por concorrentes.

Pela região, Bariri será contemplada com a vice-presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp). Ela será assumida pela advogada Aline Silva Fávero

Transparência

Durante todo o período de campanha, Caio Augusto reforçou a necessidade de mais transparência na gestão da OAB Secional SP. Para tanto, deverá colocar em prática o Portal da Transparência.

Deixe um Comentário