Educação e Inovação: edição especial de evento consagrado mundialmente chega a Presidente Prudente

Destaque para o empreendedorismo educacional com a presença de educadores

O Startup Weekend, o maior evento de fomento ao empreendedorismo e à inovação do mundo, mantido pela Techstars em parceria com a Google for Startups, chega a Presidente Prudente pela quarta vez, sendo a primeira voltada para a Educação. A imersão empreendedora será de 18 a 20 de outubro, na Inova Prudente, contando com 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Uma edição denominada Startup Weekend Educação carrega consigo o foco na participação de educadores. Para tanto, propõe que ao menos 30% dos inscritos, mentores e organizadores sejam da área da Educação.    

A cidade de Presidente Prudente foi também palco de outras edições além da tradicional do Startup Weekend. Foram elas: Women, voltada para o fomento do empreendedorismo feminino, e Agrotech, sendo a primeira no estado de São Paulo voltada para o agronegócio.

O evento em números

Presente em 150 países, superando 3 mil edições realizadas e 23 mil equipes formadas, com aproximadamente 200 mil participantes inscritos, o Startup Weekend já se consagrou como o maior evento do mundo de startups. Sua origem foi no ano de 2007, nos Estados Unidos.

No Brasil, um dos cases de destaque é o aplicativo móvel Easy Taxi, posterirormente rebatizado como Easy, que surgiu na edição de junho de 2011 do Startup Weekend Rio de Janeiro, sem sequer ficar entre os três primeiros colocados. Há dois anos foi anunciada sua fusão com a gigante Cabify, para fazerem frente à Uber.

Ainda que não se posicionaram entre os três primeiros colocados naquela edição, o time colocou em prática todo o aprendizado adquirido ao logo das 54 horas de evento, acompanhados de mentores qualificados e aprovados pela mantenedora Techstars, parceira oficial do Google for Startups.

Como são feitos os trabalhos?

Durante o final de semana, os participantes são desafiados a criar e lançar uma startup. 

Na sexta-feira (18), as ideias são apresentadas. Tudo bem se o participante não tiver algo naquele momento, ele depois se encaixará em uma das equipes formadas por aquelas que receberão mais apoio entre todos os inscritos.

As ideias precisam ser originais e inovadoras, não necessariamente de base tecnológica.

A partir da manhã do sábado (19), para enfrentar todos os desafios, os participantes passam a contar com o apoio de profissionais especializados e empreendedores de sucesso.

Os participantes validam os desafios apresentados pela ideia que se tornou o grupo, sugerem modelos de negócios, validam esses modelos que solucionam os desafios, criam um protótipo e ao final do domingo apresentam para uma banca de jurados renomados.

O Startup Weekend é, definitivamente, uma oportunidade única para iniciar e lançar sua startup.

Região estratégica

Para uma das organizadoras do evento, a secretária executiva Fernanda Batista, a região de Presidente Prudente é estratégica para receber uma edição voltada para a Educação.

“Contamos com grandes Instituições de Ensino que nos apoiam e o tema é de extrema relevância na sociedade e desenvolver esse nicho é uma necessidade”, aponta.

Fernanda espera ainda que o evento promova ótimas ideias para fomentar a inovação para a área da educação e gerar mais um unicórnio brasileiro, dessa vez uma EdTech (quando Educação e Tecnologia se conectam), nascida no “velho oeste paulista”.

Vitrine

Além de potenciais empreendedores, organizadores e mentores, investidores participam de edições do Startup Weekend em busca de uma nova oportunidade de investimento. Mas isso não é uma regra.

Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia, que é o momento em que o modelo de negócio cresce o suficiente para se manter, em ritmo mais acelerado do que os custos necessários para existir.

Mas, devido às incertezas, é importante encontrar parcerias e investidores que aceitem os mais variados riscos.

Sobre o Startup Weekend Educação Presidente Prudente

O Startup Weekend Educação Presidente Prudente é uma edição especial do evento, propondo que 30% dos inscritos, mentores e organizadores sejam da área da Educação. O destaque desta edição é o empreendedorismo educacional no país por meio da presença de educadores.   

Os participantes são divididos pelas categorias educação, designers, programadores e negócios, tendo a oportunidade de apresentar suas ideias e formar equipes para colocá-las em prática e apresentá-las aos mentores e jurados. Lembrando que o evento está aberto a participação de pessoas não ligadas a área da educação.

Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.

  • Serviço

Startup Weekend Educação Presidente Prudente

Quando? De 18 a 20 de outubro

Onde? Fundação Inova Prudente, que fica na rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700, Vila Real, em Presidente Prudente.

Número de participantes: mínimo 40 e máximo 120, respeitando que 30% do público sejam educadores

Alimentação: Todas as refeições inclusas, desde café da manhã a jantar, passando por lanches e cafés

Alojamento: Para quem preferir se alojar no local do evento, basta levar itens de higiene pessoal, roupas de cama e banho além de travesseiros e cobertas

Mais informações e inscrições podem ser obtidas e realizadas pelo site http://bit.ly/swedupp

Informações para a Imprensa:

Thiago Vendrami (14) 98151-0174

Elaine Daffara (11) 97188-5038

Deixe um Comentário