Agro, Tecnologia e Negócios juntos em 54 horas de imersão

Startup Weekend Presidente Prudente Agrotech é a primeira edição da vertical no Estado de São Paulo

O Startup Weekend Presidente Prudente (SWPP) chega à quarta edição, sendo a primeira focada no segmento agrotech no Estado de São Paulo, nos dias 3, 4 e 5 de maio.  Serão 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de modelos de negócios nas dependências do Campus II da Unoeste e mesmo quem faz parte de outras áreas ou é estudante do Ensino Médio será muito bem-vindo para desfrutar dessa experiência única.

Com origem nos Estados Unidos em 2007, o Startup Weekend tem como objetivo fomentar ideias inovadoras em um cenário de incertezas. Com quase 4 mil edições já realizadas em mais 150 países, envolvendo aproximadamente 300 mil participantes divididos em cerca de 30 mil equipes, já se consagrou como o maior evento do mundo de incentivo ao empreendedorismo e à inovação.

Cada equipe é composta por participantes das categorias: designer, programador e negócios. De modo a seguir o padrão global do Startup Weekend, as vagas são limitadas em 120.

Como são feitos os trabalhos?

Na noite de sexta-feira (3), os participantes se reúnem e quem levou uma ideia pode fazer sua apresentação. Já quem não pensou em algo antes, integra algum grupo que desperte seu interesse.

É normal que surja a necessidade de votação pelas melhores ideias ou que algumas outras se unam. Esse momento é justamente para isso.

Entre a manhã de sábado (4) e noite de domingo (5), os grupos desenvolvem um plano de negócios, validam os desafios a serem resolvidos pela ideia trabalhada e também suas soluções, bem como chegam a um mínimo produto viável para o mercado.

Se preciso for, as ideias serão trabalhadas e retrabalhadas durante essas 54 horas até a avaliação feita pelos jurados. Apenas uma ideia sairá vitoriosa.

Mentores farão o acompanhamento durante todo o processo, contribuindo com os grupos a partir de seus conhecimentos e de suas experiências. Antes de serem oficialmente convidados, os profissionais passam por um processo longo e exaustivo de análise para garantir a contemplação de várias áreas de conhecimento, sendo cada um referência em seu segmento.

Vitrine

Além de empreendedores, organizadores e mentores, investidores podem participar de edições do Startup Weekend em busca de uma nova oportunidade de investimento. Mas isso não é uma regra.

Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia, que é o momento em que o modelo de negócio cresce o suficiente para se manter, em ritmo mais acelerado do que os custos necessários para existir.

Mas, devido às incertezas, é importante encontrar parcerias e investidores que aceitem os mais variados riscos.

Expectativas da Organização

A organização do Startup Weekend Presidente Prudente Agrotech, liderada por Letícia Moreira da Silva e Nádia Nóbrega Valdo, espera que as pessoas envolvidas percebam o impacto que o agronegócio representa na região, no Brasil e no mundo.

“Todos os dias um produtor rural, seja ele um agricultor ou uma pecuarista, levanta cedo para produzir alimentos e insumos para o mundo todo e, é graças a eles que sobrevivemos. Por isso é que precisamos colocar cada vez mais ciência e a tecnologia no campo, precisamos trazer inovações tecnológicas e empreendedorismo para o lugar de onde tiramos a base de praticamente qualquer produto. É isso que esperamos do SW Agrotech em Prudente”, assinam em nota.

Para a equipe, é uma oportunidade de as Ciências Agrárias mostrarem a força e a infinidade de possibilidades ainda não exploradas, de novas técnicas e tecnologias que o evento pode fomentar para o campo.

“Nós somos formadas em Ciências Agrárias, então a paixão é natural. Presidente Prudente tem um potencial produtivo e de negócios gigantesco para o segmento, são desde insumos a capital humano qualificado, acreditamos que o que falta é fomento a região e acreditar no ecossistema de empreendedorismo, mostrando que o Agro está cada vez mais Tech”, finalizam.

Sobre o Startup Weekend Presidente Prudente Agrotech

Com o intuito de promover o empreendedorismo e formar empresas de futuro promissor no segmento agrotech, o Startup Weekend Presidente Prudente Agrotech (SWPPAGRO) terá sua primeira edição realizada no Campus II da Unoeste,de 3 a 5 de maio. São 54 horas de evento.

Os participantes são divididos pelas categorias designers, programadores e negócios, tendo a oportunidade de apresentar suas ideias e formar equipes para colocá-las em prática e apresentá-las aos mentores e jurados.

Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento

O Startup Weekend

O Startup Weekend é o maior evento de startups no mundo e consiste em um final de semana com a mais profunda imersão que reúne profissionais de várias áreas para criarem protótipos de empresas ou projetos em apenas 54 horas.

• Serviço

Startup Weekend Agrotech Presidente Prudente

Quando? De 3 a 5 de maio de 2019

Onde? Rodovia Raposo Tavares, km 572 – Bairro Limoeiro

Inscrições: https://bit.ly/2OEFzrx (O valor inclui refeições + Kit participante)Mais informações podem ser obtidas a partir do link http://communities.techstars.com/brazil/presidenteprudente/startup-weekend/14006


Deixe um Comentário