Startup Weekend Bauru: criar seu negócio em 54 horas é possível

Maior evento global de incentivo ao empreendedorismo está de volta à cidade

 

A quarta edição do Startup Weekend Bauru, evento global que contará com 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios, está de volta. O evento será realizado neste fim de semana, entre os dias 06 e 08 de outubro, nas dependências das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

O Startup Weekend originou-se nos Estados Unidos em 2007 e tem como objetivo fomentar ideias inovadoras em um cenário de incertezas. Presente em mais de uma centena de países, com centenas de milhares de edições e mais de oito mil startups criadas, já se consagrou como o maior evento do mundo deste segmento.

No Brasil, um dos cases de destaque é o aplicativo móvel Easy Taxi, já internacionalizado, presente em mais de 30 países.

           

Sedecon e Asserti formam parceria com o evento

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Aline Prado Fogolin, o Startup Weekend Bauru é um evento de relevância para a consolidação da imagem da cidade neste cenário.

“Bauru passa por um momento de formação do ecossistema de inovação na cidade e eventos como o Startup Weekend só engrandecem e fortalecem a imagem do município no cenário de desenvolvimento da inovação e tecnologia como linhas principais de atratividade da cidade”.

E por falar em inovação e tecnologia, a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti), que surgiu há pouco mais de 1 mês, contribuirá com representantes na mentoria e no corpo de jurados do evento, se estabelecendo como importante parceiro.

“A Asserti acabou de nascer em Bauru e acredita nesse movimento que só cresce e incentiva a inovação e o empreendedorismo”, pontua Tiago Amôr, diretor da Associação e da Lecom, empresa que patrocina o evento por mais um ano, sendo que a 3ª edição do Startup Weekend Bauru foi em sua sede.

 

Como são feitos os trabalhos?

Na noite de sexta-feira (6), os participantes se reúnem e apresentam suas ideias. Tudo bem quem não pensou em algo, pode integrar algum grupo que desperte seu interesse.

É normal que surja a necessidade de votação pelas melhores ideias ou que algumas outras se unam. Esse momento é justamente para isso.

Entre a manhã de sábado (7) e noite de domingo (8), os grupos desenvolvem um plano de negócios e validam os desafios a serem resolvidos pela ideia.

Além dos organizadores, técnicos e mentores farão o acompanhamento. Durante todo o processo, os grupos receberão dicas e serão avaliados. O local definido para sediar o evento é estratégico por permitir que os envolvidos saiam às ruas pesquisar e vender suas ideias.

Se preciso for, as ideias serão trabalhadas e retrabalhadas durante essas 54 horas até a avaliação feita pelos jurados. Apenas uma ideia sairá vitoriosa.

 

Vitrine

Além de potenciais empreendedores, organizadores e mentores, investidores participam da Startup Weekend em busca de uma nova oportunidade de investimento.

Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia, que é o momento em que o modelo de negócio cresce o suficiente para se manter, em ritmo mais acelerado do que os custos necessários para existir.

Mas, devido às incertezas, é importante encontrar parcerias e investidores que aceitem os mais variados riscos.

 

  • Serviço

A Startup Weekend Bauru 2017 será realizado entre 18h30 de sexta-feira, 6 de outubro, e 21h de domingo, 8 de outubro. A programação pode ser conferida por intermédio do link http://bit.ly/swbaurusite

O local do encontro será as Faculdades Integradas de Bauru (FIB), que fica na Rua José Santiago, Quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru.

São esperados cerca de 80 participantes.

Mais informações sobre como é o Startup Weekend podem ser encontradas a partir deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jNSpxT9O5nw

Para se inscrever e já sentir o clima do Startup Weekend Bauru, basta curtir a fanpage do Facebook /swbauru

 

Confira como foi a 3ª edição do Startup Weekend Bauru

Deixe um Comentário