Bauru recebe novo modelo de ensino de engenharias e arquitetura e urbanismo

Híbrido Unicesumar nasce com o desafio de reduzir evasão acadêmica, melhorar a qualificação profissional e impulsionar a inovação nacional

 

BAURU, 17 DE NOVEMBRO – Bauru será uma das primeiras cidades brasileiras a receber o ensino Híbrido da Unicesumar, com lançamento de sala adaptada na noite desta quinta-feira (23). A instituição uniu o melhor da educação a distância e o melhor da formação presencial para criar o primeiro modelo híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

O Híbrido Unicesumar já é apontado por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país. Os interessados nesse modelo podem fazer a pré-inscrição no site www.unicesumar.edu.br/hibrido. As aulas se iniciam em fevereiro de 2018.

Serão oferecidos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de duração.

Investimento

O reitor da Unicesumar, Wilson Matos da Silva, afirma que este é um investimento no futuro do Brasil, especialmente nos setores que mais demandam por profissionais qualificados para o desenvolvimento do país: energia, telecomunicações e tecnologia. “Reinventamos a forma de ensinar Engenharia e Arquitetura e Urbanismo porque temos tradição em educação e qualidade de ensino”, destaca.

Para oferecer a melhor experiência aos alunos do ensino Híbrido, cada laboratório demanda um aporte de, em média, R$ 500 mil por polo.

O modelo

O novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país, seja no modelo presencial, como na educação a distância. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes – uma calamidade –, a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto Híbrido Unicesumar.

De acordo com o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, o Híbrido Unicesumar é uma metodologia inovadora que oferece “qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático próprio e estrutura física nos polos escolhidos para receber o modelo Híbrido, que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas”, ressalta.

Quem construiu

Entre os profissionais que participaram da construção do Híbrido Unicesumar e de seus conteúdos estão os professores José Roberto Castilho Piqueira (POLI/USP), Luis Ricardo Arruda de Andrade (POLI/USP), Ricardo Fragelli (UNB / Universidade de Brasília), Abdias Magalhães Gomes (UFMG), Gal. Barroso Magno (IME), Cláudio Pessoa (FEA-FUMEC), George Jamil (FEA-FUMEC), Jorge Van Dal (Unicesumar) e Cláudia Herrero Martins Menegassi (Unicesumar).

Como funciona

A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via ambiente on-line), dois dias de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença. A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

  • Serviço

Polo Unicesumar Bauru

Av. Comendador José da Silva Martha, 8-38

Telefone: 4141-2088 / 0800 600 6360

Lançamento do laboratório: quinta-feira (23), às 19h.

Sobre a Unicesumar

Idealizada em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando a estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento. Em 2017, possui quatro campi de ensino presencial nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa/PR, e mais de 200 polos de educação a distância por todo o Brasil. Seu corpo docente é formado por mais de 800 professores, sendo 80% mestres e/ou doutores. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sexto ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na 7ª posição. A instituição também está entre os 10 maiores grupos educacionais privados do país.

 

 Informações à Imprensa

 

Maringá

Assessoria de Imprensa EAD Unicesumar

Danieli Crevelaro

[email protected]

(44) 8837-3377

Bauru

Thiago Vendrami Comunicação e Assessoria

Thiago Vendrami

[email protected]

(14) 3245-7767 / 98131-8662

 

Deixe um Comentário